domingo, 5 de maio de 2019
Game of Thrones se encaminha para um final de lixo
Game of Thrones, após a exibição do 3º episódio nesse último domingo, nos mostra que o final será um lixo, e a explicação vem dos primórdios da exibição do show.
GOT é, talvez, a série com o maior potencial já criada e, comprovadamente, a que recebe o maior orçamento de todas. É um show que começou de forma espetacular. A primeira temporada, por exemplo, é de derrubar o queixo. Não tem como esquecer do belíssimo episódio piloto, que nos mostrou os zumbis dos caminhantes brancos (esses últimos só conheceríamos futuramente), e não teve piedade em assassinar o protagonista no penúltimo episódio. Amigos, reitero o que disse para quem está desatento e não parou para pensar na grandiosidade do nível da obra: Estamos falando de uma série que ASSASSINOU O PROTAGONISTA NO PENÚLTIMO EPISÓDIO DA PRIMEIRA TEMPORADA! Certamente a maioria dos espectadores da primeira temporada que não leu os livros previamente imaginou que teríamos alguma cena mirabolante no desfecho do primeiro ano, que seria capaz de impedir Ned Stark, o principal personagem, de ser degolado de forma cruel. Ninguém também esquece do Casamento Vermelho na 3ª temporada, da morte de Jon Snow na 5ª temporada (para mim, a mais merda da série inteira. Mas isso é tema para outro post)... E hoje, o que temos?
A começar pelos "protagonistas" da série (a explicação para essas aspas também é para outro post), que já mostram como a qualidade do seriado está decadente: Dois atores limitadíssimos (na minha opinião, claro. Não que eu tenha a moral de alguém que trabalha em Hollywood para falar isso) imitando dois personagens idiotizados e vagabundos. Uma sanguinária que quer o trono por vingança, nem que tenha que matar inocentes para isso (vide o pai e irmão de Sam) e o maior inútil de toda a história. JON SNOW NÃO TEM UTILIDADE NENHUMA EM GAME OF THRONES. ELE NÃO SABE DE NADA, NÃO FAZ NADA, NÃO AJUDA EM NADA, NÃO ATRAPALHA EM NADA. É tão difícil para um fã incondicional reconhecer isso? Falando em inutilidade, Tyrion também não fez absolutamente nada de relevante desde a batalha do Água Negra. Os defensores afirmam que ele tem grande importância na série pela sua mente. Discordo totalmente, pois suas supostas ideias geniais propostas a Daenerys não a ajudaram a conquistar o trono. E se ela ficar com o trono não será por ajuda dele. Ou seja, Tyrion também é um inútil. Não apenas inútil, mas o personagem também está absurdamente chato. A atuação dele pós-Água Negra se resume a piadas de humor, no mínimo, duvidoso, e sexo com prostitutas. Assim como Jon, também está fazendo hora extra.
Não é apenas pela tríade de protagonistas inúteis que a série carrega a inevitabilidade de um final horroroso. Outro motivo que vejo poucos reclamarem, sobretudo os apaixonados: Desde a 5ª temporada, NENHUM protagonista de relevância morreu. GOT perdeu uma das características mais ousadas e peculiares da série: a falta de "economia" em matar os protagonistas. Fora que o último que "mataram" voltou dois episódios depois para fazer o que sempre fez: nada. É o aspecto que eu mais achava legal em toda a série, a surpresa se naquela temporada iriam "dançar" os principais personagens. De "Mother's Mercy", season finale da 5ª, em que Jon Snow, então Lorde Comandante da Patrulha da Noite, foi esfaqueado até a morte por aqueles que o traíram, até, ao menos, "The Long Night", 3º episódio da 8ª e última temporada, só se despediram personagens secundários, terciários e os que serviam cafezinho para os terciários. A propósito, "The Long Night", que prometia ser o maior episódio da história de Game of Thrones, sequer foi superado pelo que mostrou a Batalha do Água Negra. Gastaram caminhões de dinheiro para fazer um episódio que é inferior, em quase todos os sentidos, à exceção de CGI, a batalhas e outros grandes episódios que custaram bem menos, como "Hardhome", "Blackwater" e "The Rains os Castamere". Os incontáveis clichês, que ocorreram no 8x03 e em todos os grandiosos episódios após "Mothers Mercy", além do roteiro porco, repleto de cenas inverossímeis, são sustentáculos de GOT em dias atuais. A realidade dói.
Para completar essa compacta exposição de porcarias que vêm sendo mostradas na série, tem-se o pior momento do 3º episódio e um dos mais vexatórios já passados: o fim do núcleo dos mortos. Durante SETE TEMPORADAS, os personagens menos gananciosos, e nesses inclui-se o inútil Jon Snow, tentavam nos passar a imagem de que a principal guerra era contra o Rei da Noite e o exército dos mortos, deixando a disputa pelo trono como algo secundário. Tudo isso para acabarem com a maior ameaça de Westeros da forma mais MARMOTENTA possível: o Rei da Noite, vilão com mais poder de destruição da série, foi morto por uma criança, esfaqueado com uma faquinha de cortar pão. Assim encerra-se o núcleo que mais aterrorizou todos. Em suma, hoje, a três episódios do fim da série, a principal ameaça acabou. E o que esperar dos três últimos episódios? Pouco, bem pouco, pois o que prometeram ser o ápice da série foi uma imensa podridão.
Parabéns aos envolvidos. Conseguiram estragar a série que tinha potencial para ser a melhor de todos os tempos. E há quem diga que é melhor que Breaking Bad. Covardes.
Assinar:
Postagens (Atom)